terça-feira, 16 de outubro de 2007

(Re)Agir contra a Pobreza

A pobreza em Portugal assume um perfil multifacetado, assumindo-se como um fenómeno massivo no nosso país, afectando cerca de 2 milhões de pessoas (20% da população residente).
De acordo com o professor Alfredo Bruto da Costa, a pobreza consiste numa “situação dinâmica de privação, por falta de recursos”. Privação que tem uma natureza múltipla e que afecta a personalidade do próprio pobre. Deste modo, estar numa situação de privação é um problema em si, que exige acções imediatas, mesmo que transitórias, ainda que a satisfação temporária de carências elimine a privação, mas não resolva a situação de pobreza.
Assim, o combate à pobreza nas suas diferentes dimensões, significa agir contra a exclusão das pessoas, a favor das garantias dos seus direitos sociais, económicos e culturais e por conseguinte, promoção da igualdade de oportunidades.
É dentro deste contexto que o Projecto “Porta Aberta” da Associação de Solidariedade Académico de Leiria tem vindo a intervir, permitindo aos cidadãos que se encontram em situação de sem-abrigo e/ou sem qualquer suporte familiar na cidade de Leiria, identificados pela Equipa de Rua deste projecto, aceder a um conjunto de bens e serviços, tais como, apoio e orientação na procura e manutenção de emprego; encaminhamento para formação profissionalizante; encaminhamento/acompanhamento para outros serviços; apoio psicossocial individualizado e distribuição pontual de géneros alimentares e roupa.
No entanto, não basta actuar ao nível das satisfações básicas mais prementes dos indivíduos, mas actuar num conjunto coerente e integrado de acções, baseado numa parceria efectiva entre os diferentes serviços/entidades, que permitam gerar recursos e garantam a auto-suficiência das pessoas.
Artigo publicado no Diário de Leiria no dia 16 de Outubro no âmbito da luta pela Erradicação da Pobreza.
Uma parceria Porta Aberta/ REAPN

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Bolsa de Voluntariado

O projecto “Porta Aberta” da Associação de Solidariedade Académico de Leiria está a dinamizar uma Bolsa de Voluntariado. Os voluntários poderão desenvolver actividades de acordo com as suas preferências, perfil, habilitações, experiência e motivação, nas áreas de:
- Lar para crianças e jovens*
- Comunidade de Acolhimento*
- Equipa de rua
- Actividades Ocupacionais
- Aulas de alfabetização
* - Valências a abrir

Condições:
§ Mais de 18 anos;
§ Curriculum Vitae;
§ Interesse pela área;
§ Disponibilidade para acções de formação;

Inscrições:
Os interessados deverão formalizar a sua inscrição dirigindo-se à Rua D. João Pereira Venâncio, r/c, n.º 96, 2400 – Leiria (frente ao Yellow Bar).
Para mais esclarecimentos poderão entrar em contacto através do seguinte e-mail: portaaberta_asal@hotmail.com ou via telefone/fax: 244 855160.


Para além do sentido de utilidade que poderás dar à tua vida poderás ver alargadas, reconhecidas e valorizadas as tuas competências e perspectivas de futuro.